Na baixa temporada do primeiro semestre de 2012 – de março a maio -, com a queda da demanda por viagens de lazer, os pacotes turísticos e as passagens aéreas podem ser encontrados por preços até 30% mais acessíveis. Por outro lado, o setor de viagens corporativas aproveita essas ocasiões para dar uma guinada no segmento. Segundo o presidente do Conselho de Administração da Abracorp – Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Edmar Bull, empresários de diversos setores aproveitam a baixa temporada turística para agendar reuniões e participar de eventos fora de suas cidades. Ainda segundo ele, de março a junho de 2012 houve acréscimo de 9% na demanda por viagens corporativas em relação a igual período no ano anterior.
“Baseada nessa tendência de mercado, empresas promotoras de eventos corporativos, que movimentam o segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions, optam por realizar fóruns e encontros nos meses que compõem a baixa temporada do turismo, visando a maior participação de empresários”, conclui Bull. De acordo com dados da Abracorp, o setor de viagens corporativas representa 58,10% da receita total do PIB – gerada apenas com aéreo, hotéis e locação – da indústria de viagens e turismo. Mais de 50 segmentos econômicos são beneficiados direta ou indiretamente com a movimentação dos viajantes a lazer e a negócios.
Fonte: Business Travel